terça-feira, 1 de novembro de 2011

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 2 + ABRAÇOS NOMINAIS ESPECIAIS A TODOS!




Olá, Pessoal!
 Espero que tudo esteja muuuito bem!
Na trilha dos esclarecimentos sobre as mudanças advindas do Novo Acordo Ortográfico, hoje nos aventuramos pelo movediço terreno do emprego do hífen. O também chamado traço-de-união bem poderia, pelas controvérsias que causa, ser chamado de traço-de-confusão... kkk
Conforme alguns estudos, o emprego equivocado do hífen está entre os três erros mais comuns da Língua Portuguesa. Os outros dois grupos de erros mais frequentes dizem respeito ao emprego do acento grave (indicador do fenômeno da crase) e aos desvios no tocante à concordância.
O assunto, um tanto extenso, pede uma abordagem segmentada. Dessa forma, neste e nosso próximo dois artigos, trataremos das regras pertinentes ao traço-de-união.
A) Emprega-se o hífen em palavras compostas pelo processo de justaposição e que não apresentam elementos de ligação:
Ex.: ano-luz, decreto-lei, guarda-noturno, primeiro-ministro etc.
B) Emprega-se o hífen em nomes de lugares iniciados por grã ou grão, por verbos e quando houver artigos em seus componentes:
Ex.: Baía de Todos-os-Santos, Grâ-Bretanha etc.
C) Emprega-se o hífen nos vocábulos compostos que indicam espécies botânicas e zoológicas:
Ex.: couve-flor, feijão-verde, andorinha-do-mar, cobra-d?água etc.
D) Emprega-se o hífen sempre que o elemento inicial do vocábulo composto for ?além?, ?aquém?, ?recém? ou ?sem?:
Ex.: Além-fronteiras, aquém-mar, recém-nascido, sem-cerimônia etc.
E) Usa-se o hífen nas formações que começam por bem ou mal e nas quais o segundo elemento é iniciado por ?vogal? ou ?h?:
Ex.: bem-humorado, mal-estar etc.
F) Quando a palavra for formada por sufixação, o hífen será usado apenas nos vocábulos encerrados por sufixos originários do tupi-guarani com valor de adjetivo, como ?Açu?, ?guaçu? e ?mirim?, quando o primeiro elemento for uma palavra finalizada por vogal que levar acento ou quando pronúncia exigir:
Ex.: amoré-guaçu, anajá-mirim, andá-açu etc.
G) Usa-se o hífen na ênclise e na mesóclise:
Ex.: abraçá-la, convidá-lo-ei etc.
H) Emprega-se o hífen em todos os compostos nos quais o segundo elemento começa por ?h?:
Ex.: anti-higiênico, co-herdeiro, super-homem, neo-helênico etc.
I) O hífen é aplicado nas formações com os prefixos ?circum- ? e ?pan-? quando o segundo elemento é iniciado por vogal, m ou n:
Ex.: circum-murado, circum-navegação, pan-mágico, pan-americano etc.
J) Emprega-se hífen com o prefixo ?sub-? se o segundo elemento for iniciado por ?b? ou ?r?:
Ex.: sub-ração, sub-bibliotecário etc.
Antes de concluir este artigo, gostaria de mandar um abração especialíssimo para alguns alunos que têm marcado significativa presença, enviando-nos e-mails com dúvidas, elogios e oportunas sugestões acerca de nosso trabalho, seja em nossos cursos, seja em nossas observações... Estamos pensando, inclusive, em criar uma subseção em nossos artigos... ?Aquele abraço...? ou coisa parecida... rs Enquanto não definimos...
Um abração de verdade mesmo para... (escreverei bem à vontade...)
NEUSA NOLASCO (SÃO PAULO) ? Obrigado pelas gentis palavras! Que modéstia a sua! Ram! Tá vendo que esse estudo de gramática pode ser um pouquinho menos complicado, né? Tenho certeza de que você vai longe!  
PRISCILA MACIEL ? Muito Obrigado pelas gentis palavras! Aqui no EuVouPassar somos um time mesmo! Muito sucesso e tudo de bom! Bjão para a ?tchurma? toda aí!!
PATRICIA CAVALCANTI LINS DA CAMARA ? Valeu, Patrícia! Que essas modestas aulas possam ser ainda mais úteis para a sua grande conquista! Obrigado!
PATRÍCIA LINS (RECIFE) ? Obrigado, Patrícia! A alegria é toda nossa de podermos compartilhar essa interação maravilhosa! Dizem que motivação é como banho... todo dia precisamos ?tomar? para ficar tudo bem... (?se não as coisas não cheirarão bem?, não é?... kkk). É isso aí! Se quiser, mande frases pra gente também! Será um prazer compartilhá-las em nossos cursos...
FERNANDA FERNANDES (PARÁ DE MINAS, MG) ? Muito Obrigado pelas gentis palavras, Fernanda! Que o sublime Criador continue abençoando a todos nós, nessa modesta peregrinação rumo a um mundo melhor! Tudo de bom para você e todos os seus!
FLAVIA HOLZ ? Obrigado Flávia!  Todos nós estamos de parabéns, não é? Você pelo seu empenho nos estudos e nós pela grata oportunidade de compartilhar o pouco que sabemos... Valeu!
CLAUDIA SANTOS ? Olá, Claudia! (nome da minha esposa... re re...) É um prazer imenso poder compartilhar essa alegria com todos esses corações... A diversão é toda nossa! Amo o que faço e, acredite, isso ajuda muito... às vezes, paramos as gravações para sorrirmos juntos, eu e os operadores no estúdio... Vocês não têm ideia... kkk É um barato!
Um beijão especial para o RAFA!
RODRIGO ALBUQUERQUE (Guarulhos) ? Aêêêêêêêê, Rodrigão! Espero que as coisas mudem ainda mais! Para muuuito melhor meeesmo! Obrigado pelas gentis palavras e espero contribuir ainda mais em tudo o que estiver em nosso modesto alcance! Valeu, Rodrigão! Tudo de bom!
CARLOS ODON LEITE ? E aí, Carlão! Decisão legal a sua! De muita responsabilidade e que exige muito a cabeça no lugar. Conte conosco para auxiliar no que puder, sobretudo no ?caminho das pedras?, ok? Vamos em frente! Tudo de bom!
LUCIANO FÁBIO ? Graaaannnde Luciano! Que conquista maravilhosa, hein! Exemplo de superação, cara! Que você e seus colegas conquistem ainda mais espaço na vida pessoal e na profissional! Que outros corações possam espelhar-se nesses grandes exemplos! Deus os abençoe SEMPRE! PARABÉNS!!
JANDYRA ? Olá, Jandyra! Manda brasa nesses estudos e conte sempre conosco! Um abração para você e o grande João Paulo! Sucesso para vocês!!
JANE ROSE (CEILÂNDIA-DF) ? Olá, Jane! Cuidado para não ter pesadelos com essa gramática aí, viu...! kkk  Um abração a todos do DF!! Tudo de bom!
Valeeeeeuuu, gente! No Curso de Redação, ?vídeo-abraços? para todos vocês do Brasil inteiro!
Um forte abraço e um ótimo estudo!
Prof. Marcelo Bernardo
Prof. Jamesson Marcelino
marcelobernardo@euvoupassar.com.br


Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=vNMQnGWQHH4NXwA0P53_A-H-OJPcnVFUuiFIotaXLOk~
Categories: