terça-feira, 1 de novembro de 2011

A constitucionalidade do regime de substituição tributária da contribuição previdenciária de prestadores de serviço





Olá, amigas (os) do euvoupassar,

Passo aqui hoje para informar a todas (os) sobre importante decisão do Supremo Tribunal Federal (STF, RE 603.191/MT, DJe 05/09/2011) no sentido da plena constitucionalidade do art. 31 da Lei 8.212/91 (redação dada pela Lei 9.711/98).

Portanto, o STF compreendeu que é constitucional a retenção de 11% sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação de serviços por parte das empresas tomadoras de serviço, a título de contribuição previdenciária.

Assim, argumentou-se que o legislador ordinário pode se valer de presunções jurídicas para viabilizar a substituição tributária, desde que não lhes atribua caráter absoluto. Neste sentido, o dispositivo discutido não viola ao princípio da capacidade contributiva e à vedação do confisco.

Do mesmo modo, o STF deixou registrado que "a substituição tributária seria necessária nas sociedades complexas atuais, as quais exigiriam a participação de terceiros para adimplemento de todas as obrigações e para maior facilidade tanto na arrecadação quanto na fiscalização, além de impedir o prejuízo aos trabalhadores nos contratos de terceirizados".

Até a próxima,

Edvaldo Nilo


Facebook: http://www.facebook.com/pages/Edvaldo-Nilo/149025128508124#!/pages/Edvaldo-Nilo/149025128508124Nesta página posto todos os meus artigos, cursos, dúvidas de alunos e atualizações de direito tributário. Passe por lá também para conhecer melhor o meu trabalho.

Livros do autor que abarcam todos os assuntos de Direito Tributário para concursos públicos:


Direito Tributário: Tributos em Espécie, Simples Nacional e Crimes Tributários, 2011:http://www.editorajuspodivm.com.br/produtos/direito-tributario/edvaldo-nilo-de-almeida/sinopses-para-concursos---v29---direito-tributario---tomo-ii/606




Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=0foSaiyBISeAN8gVc9eeOmopgjpgwKABpqP-GTKpO6I~